top of page
Marble Surface
kano sensei.jpg

OLA....

     Jigoro Kano Sensei sabia da importância da educação como base na formação dos cidadãos!
     Em um discurso em 1934, Jigoro disse que "Não há nada sob o sol maior que a educação. Ao educar um indivíduo e inseri-lo na sociedade de sua geração, dá-se uma contribuição que se estenderá por centenas de gerações futuras".
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
Apajusi.png

NOSSA ORIGEM

EM BREVE

SIMBOLO DA KODOKAN.jpg



SIGNIFICADO DE NOSSO SÍMBOLO
 

          Yata no Kagami representa a busca do judoca para purificar a sua alma e o sol vermelho no meio representa as virtudes do Judô sobre as quais o judoca deveria focar o Bonsai no centro representa a nossa vontade enquanto crescemos e moldamos nossa caráter, fortalecendo nossas raízes e com o tempo nosso espírito e aprimorando a base em busca da essência do “Dô”, a cor vermelha fogo do centro do emblema indica o " fogo " ou " o ardor " do indivíduo. O Espírito do Kodokan combina a força do ferro forjado ao vermelho dentro da seda, flexível. É a simbologia da união dos corpos resistentes e a flexibilidade e flexibilidade do espírito puro, posto ao ponto pelo expoente do grau de faixa preta de judô. Isso é sinal de realização pessoal. "

        Por isso o círculo vermelho representa a dureza, a força interior enquanto o branco é a doçura, a flexibilidade no exterior.

E no que diz respeito ao contorno que desenha este espelho é um traço grosso negro, pois é justamente essa dureza interior e a expressão de flexibilidade que deve adquirir a faixa preto.

SIGNIFICADO E ORIGEM DO SIMBOLO DO INSTITUTO KŌDŌKAN
YATA NO KAGAMI E O SÍMBOLO DA KŌDŌKAN

O SÍMBOLO DA KODOKAN FOI INSPIRADO POR UM ESPELHO.

        O símbolo da Kōdōkan é o Yata no Kagami (矢田はかがみ, literalmente Espelho de Oito Lados) é composto por um círculo vermelho que representa o Sol (que por sua vez representa o Japão), que fica no centro de uma figura octogonal (oito lados).

       O Yata no-Kagami simboliza um “espelho mágico”, com o poder de revelar o que há na alma de quem o olha.

É uma das três relíquias passadas pelos deuses ao primeiro imperador japonês, e significa sabedoria ou honestidade (a interpretação varia na literatura).

Não confundir com a sakura no hana (桜の花, literalmente flor de cerejeira). A flor de cerejeira, além de ser um dos símbolos do Japão, representa, geralmente, as escolas antigas de jūjutsu, caso que não acontece com a Kōdōkan.

        O desenho que representa a sakura no hana é parecido com o do yata no kagami, diferenciando-se apenas, por este conter somente cinco lados, ao invés dos oito, como o símbolo da Kōdōkan.

RELÍQUIAS IMPERIAIS DO JAPÃO

        As Relíquias da Coroa Japonesa (三種の神器, Sanshu no Jingi, três tesouros sagrados) consistem na espada Kusanagi (草薙剣 Kusanagi no Tsurugi), a joia Yasakani (八尺瓊曲玉 Yasakani no Magatama), e o espelho Yata (八咫鏡 Yata no Kagami).

          As relíquias representam as três virtudes principais: bravura (a espada), sabedoria/verdade (o espelho) e benevolência (a jóia).

        O Yata no Kagami, que viria a ser a base do símbolo da Kōdōkan, representa “sabedoria” ou “verdade”. Seu nome significa literalmente “o espelho oito lados”, em referência ao formato de seu centro.

        De acordo com a lenda, estes artefatos foram doados por Ninigi-no-Mikoto, o lendário ancestral da linha de sucessão imperial japonesa quando a sua avó, a deusa solar Amaterasu, os enviou para pacificar o Japão. A origem destes elementos se mantém em uma incógnita. Foram tradicionalmente os símbolos da divindade do imperador como descendente de Amaterasu, que legitima o seu papel hierárquico no Japão.

        Segundo a Mitologia japonesa, quando Amaterasu se escondeu em sua caverna tentando evitar a ira de seu irmão Susanō , a luz foi removida do mundo, a deusa Ame-no-Uzume-no-Mikoto, pendurou um espelho e joias fora da caverna, fazendo com que a deusa do sol saísse para ver o seu próprio reflexo.
       Já a espada, Kusanagi , que Susanō presenteou posteriormente como parte do seu pedido de desculpas a Amaterasu, estava enfiada na cauda da serpente de oito cabeças, Yamata no Orochi.

YATA NO KAGAMI E O SÍMBOLO DA KŌDŌKAN

       O símbolo da Kōdōkan foi criado em 1940, sobre um símbolo criado por Jigorō Kanō Shihan nos primórdios da Kōdōkan.

       A escolha do espelho Yata como base do símbolo da Kōdōkan se deve ao fato de ser um espelho diferente dos demais, ele mostra quem somos. Ao contrário de espelhos normais, que mostram nossa imagem externa, ele tem a capacidade de revelar nosso interior, quem somos verdadeiramente.

      O símbolo é finalizado pela escolha das cores vermelha e branca que representam o metal incandescente sendo forjado e a seda que o envolve. A seda é puramente branca e muito resistente mesmo que macia. E o metal que se torna cada vez mais forte quando forjado.

    O símbolo expressa a ideia de que os praticantes do Kōdōkan Jūdō devem sempre possuir o seguinte espírito: flexíveis por fora e duros por dentro. Isso significa que devem ter um coração poderoso e reforçados pelo desenvolvimento físico enquanto são flexíveis, calmos e justos com os demais.

APAJUSI - Rua Milton Geofredo F Ponsi 87 - Vila Maria Isabel - Itapetininga SP - CEP: 18:206-420

 E-mail: plinio.adm@gmail.com Tel: 15-99766-4120

bottom of page